Desenvolvendo o seu lado criativo

O que significa ser criativo? Não existe uma única resposta para essa pergunta, pois a própria natureza da criatividade é de constante construção e desconstrução, conectada à essência individual de quem a exerce.

Pode significar pintar quadros originais em um ateliê de arte ou pensar em uma solução inovadora para seus problemas de trabalho no escritório. Ser criativo é simplesmente ser, pois a criatividade é um recurso inato do ser humano.

Às vezes nos deparamos com alguns bloqueios, que muitas vezes se tornam tão comuns que achamos que esse é o nosso “modo natural” e, para ser criativo, é preciso primeiro desenvolver essa habilidade.

Entretanto, para seu lado criativo fluir livremente é preciso remover estas travas. E, também é possível estimulá-lo, como veremos mais adiante!

Seja criativo = liberte sua criança interior

As palavras têm poder e carregam, em si, diversos ensinamentos. Quando compreendemos a origem e o significado de uma palavra, ampliamos sua dimensão. Você já parou para pensar de onde vem a palavra “criatividade” ou “criação”? Esses termos derivam do latim creare, que significa “erguer, produzir”, porém, existe outra palavra muito importante que compartilha da mesma raiz: “criança”.

A criatividade está intimamente ligada ao universo da infância e sua capacidade de imaginar, com liberdade e espontaneidade. As crianças criam seus próprios mundos, transformam-se em animais, utilizam o que estiver a seu alcance para construir um castelo e inventam histórias incríveis. Não é por acaso que criança e criatividade têm a mesma origem etimológica!

Para exercitar seu lado criativo

O fazer artesanal é uma excelente forma de colocar a mão na massa e criar! E, além das atividades manuais, várias outras práticas podem ser úteis para exercitar o seu lado criativo.

Desenhe e pinte

Mesmo que você ache que não tem “jeito” para esse tipo de coisa, ou que falta prática, não se preocupe. Desapegue do resultado final e simplesmente aproveite o processo. Você pode criar uma bela obra de arte ou apenas aproveitar a oportunidade para admirar as cores, traçar linhas, descobrir habilidades e se expressar. Seja usando livros de colorir ou uma tela em branco, basta criar.

Leia

Ler ajuda a estimular a imaginação e pode ser uma grande fonte de inspiração e aprendizado. Hoje em dia, com a Internet, as opções de literatura são ainda maiores, pois, além de livros e revistas, é possível contar ainda com blogs e sites repletos de materiais interessantes.

Ouça ou faça música

Tocar (ou aprender a tocar) um instrumento musical bem como ouvir músicas ajudam a relaxar, alegrar e vivenciar diferentes emoções. Preste atenção nas letras, nas melodias, deixe se levar pelo ritmo e…

Dance

Movimentar o corpo ajuda a descobrir limites, liberar substâncias ligadas ao prazer, estimular a coordenação motora entre outros benefícios. Desde pequenos e sutis gestos até movimentos mais bruscos e energéticos, seu corpo tem a possibilidade de criar posturas, coreografias e expressar sentimentos.

Assista a filmes, séries e documentários

O recurso audiovisual é muito poderoso para despertar emoções, inspirar e construir identificações. Ao entrar em outro mundo e ouvir histórias de personagens, você tem acesso a diferentes pontos de vista e perspectivas.

Anote os seus sonhos

Uma forma de encontrar soluções e entender processos de autodesenvolvimento é a análise dos seus sonhos e produtos do seu subconsciente. Manter um diário ao lado da cama ajuda essa prática e pode ser uma fonte de inspiração para diversos projetos.

Faça um brainstorming

Outra maneira de resolver problemas ou ter ideias criativas é utilizar a técnica de brainstorming. Ela consiste em registrar, de forma espontânea e sem julgamento, todas as ideias que vêm à mente relacionada ao assunto em questão.

Saia da zona de conforto

Experimentar coisas novas causa uma série de sentimentos, sensações e desafios. Ao se deparar com cenários inéditos, você é motivado a pensar e agir de forma diferente, fora do seu comum. Durma em um local diferente, faça uma atividade que nunca fez, experimente uma roupa que nunca havia pensado em usar, converse com um desconhecido, prove um alimento que nunca comeu, faça uma rota incomum no seu caminho do trabalho para casa.

Faça programas culturais

Museu, cinema, exposições, teatro, feiras… Programas culturais nos expõem à criatividade de outras pessoas e isso estimula o nosso próprio potencial.

Compartilhe

A troca de ideias traz muita riqueza, pois é uma chance de nos expressarmos, ouvirmos opiniões de outras pessoas além de termos a oportunidade de exercermos nosso senso crítico e expormos nossa própria visão. Relacionamentos são formas de crescer e se descobrir.

Quer receber notícias e artigos diretamente no seu e-mail? Inscreva-se na nossa newsletter!

ARTESANAL - MANIFESTO

As mãos como ponte dos afetos de dentro para fora
dão forma ao pensamento, à singular expressão.

O artesanal mobiliza o que há de mais humano em nós:
imaginar, criar e fazer,
dar sentido às emoções, memórias, relações,
dar formas, cores, sabores, funções,
dar movimento e beleza.

Nosso ativismo artesanal acontece no “fazendo”:
no olhar sobre e para o mundo,
na escolha de como consumimos e ocupamos o mundo,
na valorização do pequeno, do local e do autoral,
no manejo do corpo com as ferramentas e os materiais,
no aprendizado com o erro, a repetição e o tempo do fazer,
no contato com a natureza e nossas raízes artesãs.

É no “fazendo” que nos colocamos
corajosamente em atrito com o nosso fazer;
é no “fazendo” que transformamos
as coisas, a nós mesmos e o mundo para,
aos poucos,
reacender a sabedoria que está dentro de nós,
de cada um de nós,
de nossa ancestralidade e
do que queremos criar com sentido neste mundo.

Por um mundo feito à mão, um mundo feito por nós!