A PRESENÇA DA REVOLUÇÃO ARTESANAL
Entre o ontem e o amanhã, hoje estamos caminhando, seguimos por aqui observando o fazer manual e artesanal ao longo dos dia. Como ele nos move, nos desafia e nos faz conhecermos mais sobre nós mesmos. No dia a dia, o fazer manual reacende as nossas memórias e significados, nos faz aprender e compreender nossas habilidades, deixando cada vez mais claro quais são as escolhas que fazem sentido para o exercício da vida.
Ontem, aprendemos que festa pede presença e celebração. Os festivais e as oficinas, e todos os nossos projetos, criam essa atmosfera de experiência e aprendizado, de troca, consciência e capacidade de criação com sentido, o que faz de nós seres humanos que somos. Parte deste celebrar é dar voz e vida àquilo que antes era invisível sobre esse universo do fazer manual, para além da produção, venda e consumo consciente. Um movimento que sempre valorizou o fazer como conceito e como transformação onde a partir disso criamos nossos conteúdos, ora como textos, ora como histórias compartilhadas e muitas vezes contando sobre como valorizar e sermos nós a partir desse olhar sobre o que realizamos no mundo.
Hoje para pensar e celebrar o fazer artesanal, o movimento se fortalece em seu conteúdo, em criar parcerias, convites e ações que façam a gente se olhar em nosso fazer do dia a dia, em compreender nossas escolhas, em descobrirmos como dar conta da vida, em perceber sobre o que nos move e aos poucos realizar fazeres que estavam guardados na gaveta em formato de lista ou projeto.
Hoje, como um desejo de ontem, organizamos nosso site, reescrevemos nosso artesanal-manifesto e convidamos você a navegar pelos conteúdos, conceitos, fotos e vídeos. Pensamos em um site que realmente mostrasse o belo do fazer manual ao mesmo tempo que permitisse o mergulho e a navegação como forma de experiência. O site vem com novidades e aos poucos iremos lançar ações em formato de novos encontros, atividades, loja, fórum e outros movimentos.
Hoje, com o lançamento desta nova casa, e com a imersão deste período, estamos lançando o e-book que diz sobre manualidades dentro do lar. “Por um mundo feito em casa” é um presente feito à muitas mãos, junto com nossos parceiros e oficineiros onde compartilhamos um olhar, dicas e receitas para os cuidados com nossa casa corpo, casa lar, casa planeta.
Com muito carinho, agradecemos a cada Fazedor que, em suas casas, escreveram reflexões e fazeres inspiradores como forma de vida, acreditando neste mundo possível feito à mão, realizado todos os dias, neste espaço físico que habitamos e nos manifestamos.
Entre ontem e amanhã, convidamos também a todos a escreverem suas reflexões manuais para as crônicas do fazendo. Estes escritos serão mostrados ao mundo em uma publicação especial.
No amanhã, o nosso olhar atento vem buscando os próximos passos, certos de que mais do que nunca a cultura do fazer manual e artesanal nos levará adiante como sociedade, como seres humanos. Seguimos certos com aquilo que nos move e junto de todos manifestamos esse nosso crer.
Artesanal-Manifesto
As mãos como ponte dos afetos de dentro para fora
dão forma ao pensamento, à singular expressão.
O artesanal mobiliza o que há de mais humano em nós:
imaginar, criar e fazer,
dar sentido às emoções, memórias, relações,
dar formas, cores, sabores, funções,
dar movimento e beleza.
Nosso ativismo artesanal acontece no “fazendo”:
no olhar sobre e para o mundo
na escolha de como consumimos e ocupamos o mundo,
na valorização do pequeno, do local e do autoral,
no manejo do corpo com as ferramentas e os materiais,
no aprendizado com o erro, a repetição e o tempo do fazer,
no contato com a natureza e nossas raízes artesãs.
É no “fazendo” que nos colocamos
corajosamente em atrito com o nosso fazer;
é no “fazendo” que transformamos
as coisas, a nós mesmos e o mundo para,
aos poucos,
reacender a sabedoria que está dentro de nós,
de cada um de nós,
de nossa ancestralidade e
do que queremos criar com sentido neste mundo.
Por um mundo feito à mão, um mundo feito por nós!
Como desejo de amanhã, os (re)encontros, os festivais, as celebrações deste artesãos que somos, de nós mesmos, deste mundo artesanal e manual, deste viver onde somos criadores e autores de nossos caminhos.
Vem, vamos juntos, visitar nossa nova casa www.revolucaoartesanal.com.br
E, para fazer download do e-book, “Por um mundo feito em casa”, é só acessar aqui
Escrita artesanal, em um momento muito especial, por Ciça Costa com Bruno Andreoni.