Programa #1 – O que é um mundo feito à mão?

O primeiro episódio do programa Por Um Mundo Feito à Mão está no ar.

Neste episódio nossas convidadas, Bia Alcântara e Vivi Lavratti contam como fazer manual faz parte de suas histórias e o quanto este mundo feito à mão desenvolve o ser que somos.

Nesta conversa falamos muito deste universo do manual que uma vez dentro parece que não saímos mais e queremos cada vez fazer com sentido. Deste processo do fazer manual que nos transforma e age sobre nós mesmos e que ao final temos um objeto que diz sobre nós.

No fazer manual uma coisa puxa a outra. A curiosidade nos leva a buscar outros fazeres e quando vemos nossas mãos estão presentes ao nosso redor nos tornando autores e autônomos do nosso caminho.

O fazer à mão passa pela entrega de si. Um pedacinho de nós está presente naquilo que fazemos e que vai ao mundo quando alguém leva aquele objeto para sua casa. E então, como nos separamos de nossa obra? De que valores estamos falando quando os olhos do outro se iluminam ao ver aquela peça?

Ali, naquela peça colocamos uma vida de pesquisa, dedicação, conhecimentos. É um tempo que se torna difícil precificar. São pequenos/grandes momentos vivos, cheios de sentido. Na arte, viver disso é viver isso.

O que fazemos é o que surge da essência do ser humano nas primeiras descobertas do fazer. Como olhamos para este mundo que fazemos com nossas mãos?

O ser humano é o único ser vivo que tem essa habilidade de fazer, pensar e criar e se perceber capaz de dar forma e isso é transformador.

Conversamos muito sobre o tempo, esse momento de desacelerar a vida corrida que temos, onde o tempo de cada um é único. Tempo e amor que vão além do que estamos fazendo e que nos levam à pequenos rituais. Uma pesquisa interna sobre nós mesmos onde o mundo vai nos dando sinais deste movimento e do nosso caminhar.

Passar adiante o que sabemos fazer é um desejo e uma proposta dos Festivais do Fazer, um momento de experimentar o fazer manual. No próximo dia 6 de outubro acontecerá o Mini Festival – Um Dia do Fazer. Bia e Vivi estarão por lá oferecendo oficina de Ecoprint e a Impressão botânica e Pão Caseiro com Fermentação Natural.

Confira como foi esta edição do Mini Festival www.revolucaoartesanal.com.br/mini-festival.

ARTESANAL - MANIFESTO

As mãos como ponte dos afetos de dentro para fora
dão forma ao pensamento, à singular expressão.

O artesanal mobiliza o que há de mais humano em nós:
imaginar, criar e fazer,
dar sentido às emoções, memórias, relações,
dar formas, cores, sabores, funções,
dar movimento e beleza.

Nosso ativismo artesanal acontece no “fazendo”:
no olhar sobre e para o mundo,
na escolha de como consumimos e ocupamos o mundo,
na valorização do pequeno, do local e do autoral,
no manejo do corpo com as ferramentas e os materiais,
no aprendizado com o erro, a repetição e o tempo do fazer,
no contato com a natureza e nossas raízes artesãs.

É no “fazendo” que nos colocamos
corajosamente em atrito com o nosso fazer;
é no “fazendo” que transformamos
as coisas, a nós mesmos e o mundo para,
aos poucos,
reacender a sabedoria que está dentro de nós,
de cada um de nós,
de nossa ancestralidade e
do que queremos criar com sentido neste mundo.

Por um mundo feito à mão, um mundo feito por nós!