A cultura do fazer manual na limpeza ecológica e cosmética natural

A cultura do fazer manual na limpeza ecológica e cosmética natural

Começamos aqui, no blog da Revolução Artesanal, a Série do Fazer Manual, que traz sugestões, tutoriais e dicas práticas para que você possa criar, organizar, construir, inventar e realizar tarefas do dia a dia com sustentabilidade, autonomia e autenticidade.

No post de hoje, vamos dar duas receitas: uma de limpeza ecológica e uma de cosmética natural.

Fazer manual: detergente ecológico – menos agressão, mais simplicidade

São inúmeras as opções de produtos de limpeza para casa, não é mesmo? Um para o chão, outro para a cozinha, outro para o banheiro… Com isso, acabamos gastando mais do que o necessário e enchendo o armário de produtos com a mesma finalidade: limpar.

Os produtos de limpeza tradicionais que encontramos nos supermercados contém uma quantidade de produtos químicos, muitas vezes tóxicas.

Além de ter mais chance de causar alergias e problemas de saúde, os ingredientes também causam grande impacto no meio ambiente quando descartamos a água utilizada ou lavamos o pano sujo e cheio de químicos.

Utilizar produtos de limpeza ecológicos no dia a dia ajudam e muito a reduzir estes impactos.

São produtos simples, como o limão, vinagre, bicarbonato de sódio que, quando utilizados de forma correta são tão eficientes quanto os industrializados e que deixam sua casa limpa de forma sustentável sem deixar resíduos tóxicos.

Para fazer esse detergente caseiro, serão necessários três ingredientes poderosos: vinagre, bicarbonato de sódio e sabão de coco.

  • Vinagre: tem propriedades desinfetantes e desengordurantes.
  • Bicarbonato de sódio: desinfetante e bactericida. Junto com o vinagre pode ser usado em substituição aos produtos de limpeza abrasivos.
  • Sabão de coco: feito com óleo de coco, liga-se aos componentes indissolúveis na água (gorduras e sujeiras). Dica: confira o rótulo do sabão para saber se sua base é natural (óleo de coco) e não contêm sulfatos, fosfato, amônia, cloro etc.

Ingredientes

  • 200 g de sabão de coco natural em barra
  • 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 3 litros de água
  • 1/2 copo de vinagre (sugerimos o de maçã)
  • 10 gotas de óleo essencial, como limão ou hortelã (opcional, para dar um aroma agradável ao detergente e potencializar a limpeza)

Modo de fazer

Rale o sabão de coco. Ferva a água e adicione o sabão ralado. Mexa bem até ficar cremoso e homogêneo. Adicione o vinagre e misture.

A seguir, coloque o bicarbonato e misture novamente. Espere esfriar e coloque as gotas de óleo essencial. Utilize e guarde o restante em um recipiente fechado.

Fazer manual: desodorante natural – saúde e bem-estar

A maioria dos desodorantes industrializados possuem diversos componentes que podem causar alergias, infeccionar as glândulas das axilas e causar outros problemas tanto para sua saúde quanto para o meio ambiente.

O desodorante natural é barato e fácil de fazer, usando como ingrediente principal o leite de magnésia.

  • Leite de magnésia: possui diversas propriedades antiácidas e laxativas, usado para problemas estomacais e intestinais. Porém, além disso, ele tem a capacidade de neutralizar os ácidos que compõem o suor e causam odores.

Ingredientes

  • 120 ml de leite de magnésia
  • 1 colher (sopa) óleo de coco
  • 1/4 xícara de água
  • 6 gotas de óleo essencial de sua escolha, como lavanda, cipreste, tea tree ou gerânio (opcional, porém alguns óleos essenciais têm propriedades antifúngicas, bactericidas e antissépticas, além do aroma agradável, que podem potencializar a funcionalidade do seu desodorante)

Modo de fazer

Misture todos os ingredientes em um recipiente preferencialmente de vidro. Depois, passe a mistura para um pote com spray ou mesmo reutilize um antigo desodorante roll-on vazio.

Gostou das dicas? Confira também o post da Série do Fazer Manual: culinária e pequenas hortas e deixe nos comentários sua sugestão para o próximo post da série!

ARTESANAL - MANIFESTO

As mãos como ponte dos afetos de dentro para fora
dão forma ao pensamento, à singular expressão.

O artesanal mobiliza o que há de mais humano em nós:
imaginar, criar e fazer,
dar sentido às emoções, memórias, relações,
dar formas, cores, sabores, funções,
dar movimento e beleza.

Nosso ativismo artesanal acontece no “fazendo”:
no olhar sobre e para o mundo,
na escolha de como consumimos e ocupamos o mundo,
na valorização do pequeno, do local e do autoral,
no manejo do corpo com as ferramentas e os materiais,
no aprendizado com o erro, a repetição e o tempo do fazer,
no contato com a natureza e nossas raízes artesãs.

É no “fazendo” que nos colocamos
corajosamente em atrito com o nosso fazer;
é no “fazendo” que transformamos
as coisas, a nós mesmos e o mundo para,
aos poucos,
reacender a sabedoria que está dentro de nós,
de cada um de nós,
de nossa ancestralidade e
do que queremos criar com sentido neste mundo.

Por um mundo feito à mão, um mundo feito por nós!